InforCEF - jornal escolar do Centro de Estudos de Fátima - nº 39, Dezembro de 2003
    

«Para que este mundo seja verdadeiramente melhor, torna-se cada vez mais pertinente que a escola não se limite a transmitir conhecimentos, mas forme pessoas capazes de viverem e conviverem em sociedade, pessoas que construam projectos e os saibam realizar.»
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O Clube de Português/Latim a funcionar à Quarta-Feira das 15h às 16h, representado por professores e alunos do C.E.F., tem a particularidade de ser formado por voluntários (aberto a toda a comunidade escolar), de constituir uma de entre várias alternativas não disciplinares e de ter autonomia na organização e planificação das suas actividades.
Continua a acreditar que a escola não se pode preocupar apenas com aquilo que vulgarmente se chama currículo explícito (as disciplinas, as metodologias…) e, por isso, numa linha de continuidade do ano lectivo anterior, está novamente constituído a fim de concretizar algumas actividades que se propõe realizar, neste Ano Lectivo, 2003/2004. Como só se aprende fazendo, tem em vista: comemorar o dia de S. Martinho, dando a conhecer a respectiva História e dramatizando a Lenda da Castanha; organizar a Feira do Livro em Dezembro para que se possam conhecer vários escritores (um pessoalmente!) e, sobretudo, se aprofunde o gosto pela leitura e pela escrita; levar os alunos ao cinema dentro do colégio, outra forma de comunicação em que interagem diferentes linguagens; organizar um sarau cultural (teatro, dança, poesia, música…) em Fevereiro, promovendo as relações interpessoais entre os elementos da comunidade educativa e o contacto com diferentes formas de expressão artística; dar voz aos cantores e músicos do colégio em Março, valorizando talentos escondidos; visitar Évora e Mérida em Abril promovendo o conhecimento da importância da cultura romana no povo Português; participar no INFORCEF (jornal da escola), desenvolvendo o gosto pela leitura e escrita; fazer um passeio cultural a Cabo Verde (sujeito a confirmação) em Julho, fomentando o contacto com a língua (o Crioulo) e a cultura Cabo-verdiana; e, por fim, realizar outras actividades pontuais ao longo do ano lectivo que possam interagir com as referidas disciplinas e o meio envolvente.